Quanto de Futuro Tem no Seu Presente?
Quero começar com uma provocação semântica: “Quanto de futuro tem no seu presente?”
E uma frase que vai nos ajudar a pensar sobre isso: “Meu presente é influenciado pelo meu futuro, porque no passado meu presente foi o futuro que projetei ou quis ou mesmo lutei para conquistar.””O passado é história, o futuro é um mistério sendo que a única coisa que sabemos dele é que será diferente, o presente é um presente.”
Este ditado popular resume a complexidade da experiência humana. No mundo dos negócios, e especialmente na gestão de equipes, mas essa reflexão ganha um novo significado quando entendemos que o que fazemos hoje molda o amanhã.
O Presente como Semente do Futuro
Imagine um jardineiro. Ele planta sementes, cuida delas com carinho e, com o tempo, vê florescer um lindo jardim. Na gestão de uma equipe, cada interação é uma semente. A forma como desenvolvemos os profissionais, quando definimos uma meta, quando escolhemos um sucessor, quando damos um feedback ou delegamos uma tarefa estamos determinando a “colheita” que iremos ter lá na frente. Tudo o que fazemos hoje ecoará no futuro, portanto nossa recomendação é colocar muito mais futuro em seu presente.
O Poder da Intenção
Quando falamos em “colocar futuro”, estamos falando de intencionalidade, de nos balizarmos dentro de uma visão mais estruturada de nossas ações, deixarmos de sermos bombeiros (que na minha concepção é sermos os incendiários que estão criando os incêndios que iremos apagar no futuro), mas isso é uma outra história que no futuro vamos conversar.
Planejar, agir estrategicamente definindo as ações que iremos tomar lá na frente e, lógico, compor então nosso presente com as ações necessárias para as coisas andarem hoje. Temos que desenvolver a capacidade de olhar além do momento presente e visualizar um futuro que sirva para nós e nossas carreiras.
O Futuro no Presente
- Ao focar no futuro, os líderes conseguem:
- Usar mais do potencial existente em suas equipes;
- Ser mais assertivos quando ao que fazer para termos uma equipe cada dia melhor;
- Diminuir retrabalhos e ter ganho de produtividade, nossa e de nossa equipe.
Ao colocarmos mais futuro em nosso presente, estamos assumindo um nível de controle em nossas carreiras e mesmo em nossas vidas não experimentado antes.
Sou o Aurelio Campos, especialista em desenvolvimento profissional, gestão de processos, ministro treinamentos para liderança e dou consultoria organizacional.
Veja edições anteriores da minha newsletter “Gestão e Liderança”.
Saiba mais sobre os nossos serviços em nosso site.