Nem a IA mais avançada pode salvar uma liderança fraca

Enquanto alguns líderes ainda estão tentando decidir se a inteligência artificial é vilã ou mocinha, o mercado já deu a resposta. 74% das pequenas e médias empresas já utilizam IA regularmente, e 90% estão em fase de implementação (Edelman para a Microsoft).

A escolha de investir ou não também não vai esperar até que suas dúvidas sejam respondidas. Quem não possui iniciativas de IA para aumentar a eficiência, escalar e otimizar recursos, tende a perder competitividade no mercado. Simples.

Quem transforma o mercado não é a IA, e sim quem sabe usá-la

A questão mais importante nunca foi “se a IA vai substituir pessoas”. É se você está liderando com ela ou só reagindo ao que já aconteceu.

Enquanto você pensa se a IA é pra agora ou “quem sabe no futuro”, ela já está criando textos e imagens, se multiplicando em interfaces conversacionais, montando códigos e até auxiliando em cirurgias.

Não é só avanço tecnológico – é um tapa na cara de quem ainda acha que dá pra liderar ignorando fatores como produtividade, criatividade, estratégia e inteligência de dados.

Pequenas empresas estão prevendo demanda com IA, otimizando estoques e cortando desperdícios. Chatbots estão resolvendo problemas antes mesmo que o cliente perceba que eles existem. RH, que antes gastava semanas com triagens, agora faz o mesmo trabalho em minutos.

IA não faz mágica. Mas expõe quem sabe o que tá fazendo e quem só tem boas desculpas. É como um carro de alta performance: nas mãos certas, dispara. Nas erradas, só faz barulho e gasta combustível.

A IA não cria fragilidades, ela escancara o que já estava errado

Liderar sem entender o impacto estratégico da tecnologia é como entrar em um ringue sem treinar: você não está competindo em igualdade de condições, está só esperando o nocaute.

Enquanto você hesita, seus concorrentes estão usando IA para agilizar operações, tomar decisões com maior assertividade e atrair talentos. Você tá praticamente financiando o crescimento deles.

Se 74% das PMEs já utilizam IA regularmente e você ainda tá esperando, o problema não é falta de dinheiro, mas de visão. O custo de oportunidade, na velocidade em que tecnologias como essa penetram e modificam a realidade à nossa volta, é inestimável.

E você, vai liderar a transformação ou vai ser lembrado como o líder que travou o progresso da própria empresa?

(por Sylvestre Mergulhão, CEO da Impulso)


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